Alimentação

 

Os tubarões são animais que emigram bastante ao longo do ano. Estes constantes deslocamentos provocam gastos enormes de energia e uma consequente necessidade de se alimentarem, constantemente.

A alimentação dos tubarões é bastante variável, ou seja, a escolha das presas difere consoante a espécie. As suas preferências alimentares podem ser pequenos microrganismos como o plâncton, lulas, moluscos e ainda mamíferos marinhos como golfinhos, tartarugas, focas, aves e ainda outros tubarões. 

O tubarão-tigre é o tubarão mais guloso dos oceanos. Alimenta-se de uma grande variedade de presas sendo estas pequenas ou de grandes tamanhos.

Fig.1: Tubarão-tigre

 

 Será que os humanos também fazem parte da alimentação destes animais ?

 

 Os tubarões não gostam de carne humana, e os seres humanos não fazem parte do cardápio destes animais.  O que acontece é que maior parte dos incidentes com os tubarões são um erro, pois estes julgam que somos algo que na realidade não somos.

Eles são animais que obedecem aos seus instintos, como todos os outros . Como predadores do topo da cadeia alimentar dos oceanos, os tubarões são projectados para caçar grandes quantidades de carne.

A dieta de um tubarão consiste em mamíferos marinhos porque lhe confere a gordura e a energia suficiente para este se movimentar. De facto, os humanos não fornecem carne com a gordura suficiente de que o tubarão necessita, portanto os seres humanos não fazem parte da dieta de um tubarão.

 

  Fig.2: Cartoon de um tubarão na banheira com um homem

 

Mas se não servimos como alimento, porque razão os tubarões nos atacam?

O que acontece na maioria dos ataques registados, o tubarão morde a vítima, pára por alguns segundos (possivelmente arrastando a vítima pela água e sob a superfície), e depois solta-a. É muito raro um tubarão fazer repetidos ataques e comer uma vítima humana. O que acontece é que o tubarão confunde um ser humano com algo que ele geralmente come. Depois de sentir o gosto da carne humana, percebe que aquela não é a comida com a qual está acostumado e solta a pessoa.

 Fig.3: Comparação entre um surfista e as presas de um tubarão

  

Os ataques aos humanos também podem ocorrer devido a situações de pesca desportiva. Ou seja, um mergulhador vai á pesca e começa a acumular o peixe morto à sua cintura. O que acontece é que o tubarão sente o cheiro do sangue libertado pelo peixe morto e é atraído para o local onde se encontra o mergulhador.